Manaus – O desenvolvimento pessoal e a gratidão estão intrinsecamente ligados. A prática da gratidão é uma poderosa ferramenta de desenvolvimento pessoal. Quando uma pessoa incorpora a gratidão em sua vida, ela desenvolve uma mentalidade positiva e apreciativa. Reconhecer e apreciar as coisas boas na vida, mesmo as pequenas, pode levar a uma maior satisfação e felicidade.
Além disso, a gratidão também pode ajudar no desenvolvimento de relacionamentos interpessoais. Expressar gratidão aos outros fortalece os laços sociais e cria um ambiente positivo ao seu redor.
A treinadora e CEO do Instituto Inspiração, Hélida Tavares, vem destacando que a gratidão está alinhada ao desenvolvimento pessoal, ressaltando que ser grato não é ser devedor, mas é se sentir leve, valorizar e dar a devida importância a algo ou alguém como realmente deve ser, sem pressão ou por cobrança.
“Ser grato não é se sentir devedor de algo ou de alguém como muito tem se pensado, achando-se que retribuir um bem é obrigação, o que causa transtornos e torna a vida dessas pessoas pesada. Gratidão não se trata de uma dívida, mas de se sentir leve por ter feito o bem, o que é o correto reconhecendo o valor que o outro tem para você, ou de uma atitude ou uma qualidade que a pessoa tem que te faz sentir grato e retribuir esses gestos”, destacou Hélida Tavares.
No contexto do desenvolvimento pessoal, praticar a gratidão regularmente pode levar a uma mudança de perspectiva, ajudando a pessoa a se concentrar nas coisas boas em vez das negativas. Isso pode levar a uma maior resiliência emocional, melhor saúde mental e uma sensação geral de bem-estar.
Portanto, a gratidão não apenas complementa, mas também impulsiona o desenvolvimento pessoal, ajudando as pessoas a crescerem e se tornarem versões melhores de si mesmas.
Quer saber mais? O Instituto Inspiração Hub pode te ajudar com mentorias e treinamentos específicos para cada área de sua empresa ou setor público fale conosco.
Leia mais: