‘Essência: o poder está em servir’ – 150 servidores da Semef participam de treinamento para humanizar atendimento ao público

Método Essência - Hélida Tavares - Raphael Cortezão

Manaus – O resgate em servir bem ao público interno e externo vem sendo tema de treinamento ministrado a servidores da Secretaria Municipal de Finanças (Semef), da Prefeitura de Manaus, por meio do método “Essência: O poder está em servir”, em parceria com o Instituto Inspiração Hub da Amazônia, e contou com a participação de aproximadamente 150 servidores da pasta.

O treinamento foi realizado na sede da Manaus Atende, na avenida Japurá, na zona Centro-Sul de Manaus, durante três dias, com encerramento nesta quinta-feira (14).

O método “Essência: o poder está em servir” consiste em despertar nos servidores o prazer em servir, de ter empatia com o cidadão que busca pelos atendimentos na Semef e despertar em cada servidor a vontade de agir com mais empatia e energia o seu trabalho no dia a dia, aplicando metodologias de quebra de crenças construídas ao longo da vida e mostrando o quanto cada servidor é capaz, principalmente quando a equipe está alinhada a um só pensamento: o de servir melhor.

As atividades são conduzidas pelos treinadores Hélida Tavares e Raphael Cortezão, CEO e diretor do Instituto Inspiração Hub da Amazônia, respectivamente. Temas como qualidade do sono, a importância de uma boa alimentação e de cuidar da saúde e da mente também são abordados aos servidores que participam desta imersão do método ‘Essência: o poder está em servir’.

A CEO do Instituto Inspiração Hub, Hélida Tavares, destaca que desenvolver pessoas é primordial na rotina de hoje em que a tecnologia vem bombardeando o ser humano de informações, pois não se pode perder a essência e a humanização nos atendimentos e, que, muitas vezes, esses valores têm sido esquecidos.

“A necessidade de desenvolver pessoas melhores e aptas para atender em Manaus é urgente e o Instituto Inspiração Hub percebeu essa necessidade na capital amazonense, assim como em todo o estado, e vem realizando esses treinamentos no serviço público e na iniciativa privada. Os resultados são enriquecedores, pois vemos uma mudança significativa acontecer para muitas pessoas desmotivadas em seus ambientes de trabalho. É justamente aí que nós entramos com as nossas especialidades e técnicas para resgatar valores esquecidos nas mentes dos servidores, principalmente o de servir melhor a todas as pessoa”, destacou a treinadora.

Interação

A estagiária Iara Cardoso disse que o treinamento “Essência: o poder está em servir” foi enriquecedor, pois todos os colegas da pasta conseguiram interagir entre si, mesmo sendo de setores diferentes de dentro da Semef.

“Acho que todo mundo conseguiu se soltar, perder a vergonha e se fez ali, um círculo de amizade e foi muito legal. Eu vim achando que seria só mais uma palestra e ficar falando e falando, mas não, teve dinâmica, os funcionários interagiram, teve dança e música, foi tudo muito bom”, disse.

Resgate de memórias e valores

Servidora há mais de 20 anos da Semef, a assistente social Raimunda Santos, de 62 anos, disse que esse foi o primeiro treinamento do qual ela participou e interagiu verdadeiramente, pontuando que foi muito bom para ela, pois vai levar muitas técnicas aplicadas no treinamento para o seu cotidiano, tanto como servidora pública e com na vida pessoal.

“Eu vou levar muitas coisas, vou tirar muitas coisas disso, me identifiquei bastante com a palestra, pois resgatou bastante muitas coisas que eu precisava ouvir e viver e trazer novamente para cá. Muitas coisas abordadas estavam lá adormecidas e que eu creio que algumas eu vou resgatar sim”, destacou ela explicando que o sono e a readaptação são necessárias neste momento de sua vida, temas referenciados no treinamento.

Prestes a se aposentar daqui a três anos, a servidora Elide Lima comentou que o treinamento a fez interagir com colegas de trabalho que não conhecia e que lhe proporcionou conhecimentos extraordinários.

“A essência de servir do servidor eu descobri quase no final da minha carreira, porque eu passei uma minha vida toda frustrada, por não ter conseguido galgar os cargos que eu pretendia por falta de concurso e uma série de coisas. Entretanto, eu pude resgatar no final, porque daqui a três anos eu pretendo me aposentar e resgatei esse valor da importância de você ter comprometimento com o que você faz e do ambiente que você está, independente do cargo ou função”, disse ela, afirmando que o treinamento foi enriquecedor e extraordinário.

O poder está em servir – O treinamento aborda reflexões sobre o desalinhamento de áreas da vida pessoal que impactam no desempenho do serviço público, como sono, alimentação, cuidado com o corpo, relacionamentos e espiritualidade, utilizando técnicas e dinâmicas de ativação e desbloqueio baseadas em estudos de neurociência e no domínio dos treinadores sobre o funcionamento e as maiores dificuldades do servidor público.

Quer saber mais? O Instituto Inspiração Hub pode te ajudar com mentorias e treinamentos específicos para cada área de sua empresa ou setor público fale conosco.

Leia mais:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Subscreva nossa newsletter

Assine nossa newsletter para ler sobre tendências e atualizações


    plugins premium WordPress